Pesque

Carregando...

domingo, 27 de setembro de 2009

Políticas: fiscal, monetária e cambial

Inflação é caracterizado por um desequilíbrio econômico, causado muitas das vezes por uma alta geral dos preços proveniente do excesso do poder de compra da massa dos consumidores em relação à quantidade de bens e de serviços postos no mercado. As políticas econômicas são formadas por um conjunto de ações governamentais que tem por finalidade atingir metas relacionadas com a situação econômica de um país, região ou conjunto de países. Dentre essas políticas destacam-se a fiscal, monetária e cambial.
Política fiscal tem atuação à arrecadação de impostos e aos gastos públicos, buscando diminuir os gastos públicos ou o aumentar a carga tributária, levando a inibição do consumo da população, pode também aumentar a demanda se for esse o objetivo.
A política monetária controla a quantidade de crédito no mercado, os níveis das emissões de papel-moeda e o volume da moeda escritural, por meio de três instrumentos monetários básicos como: os recolhimentos compulsórios (uma porcentagem do dinheiro que é depositado no banco é recolhido pelo banco central), operações de redesconto (quando o banco tem a necessidade de utilizar as reservas, sendo penalizados com taxas de juros) e as operações de Open Marketing (trata-se da compra e a venda de títulos da dívida pública, regulando os fluxos gerais de liquidez da economia).
E a Política Cambial que são transações econômicas de um determinado país com o exterior, seria a quantidade de moeda nacional para cada unidade de divisa (atualmente o dólar) uma referência básica - cada moeda nacional é baseada a um padrão monetário internacional ou mundial.
Entendendo-se inflação como um aumento contínuo e generalizado dos preços as políticas econômicas visam manter baixa a taxa de inflação, ou seja, se há um aumento da inflação, às políticas evitam esse crescimento, dando o equilíbrio necessário na economia do país.

Nenhum comentário:

Compartilhe

VIP - Very Important Posting

Perfeição: Elevação do Espírito.

Loading...